Tuesday, August 24, 2010

Sou filha de pais separados e agora?

E todo pré conceito? Como entrar na igreja depois de tudo isso? E enfrentar os “novos maridos” e “novas esposas” dos pais? Será que tive culpa em algum momento?

Todas essas perguntas passaram pela minha cabeça quando isso aconteceu.

Alguma coisa eu tinha que fazer! Mas infelizmente não sou uma heroína e muito menos tenho super poderes.

A vida é feita de escolha, eu não posso mudar isso. Se você escolhe o caminho errado, vai chegar no lugar errado...

Hoje em dia ser filhos de pais separados nem é grande coisa. Acho até que infelizmente é mais comum do que imaginamos.

Li um texto uma vez que dizia um pouco do quanto as pessoas ao redor do casal eram afetados. E realmente somos, e como!

Na época me lembro que guardei tudo pra mim, toda raiva, todo medo do que iria acontecer, o medo de ter sido culpada ( não sei porque, mas sempre achamos quem temos um pouco de culpa), era muita coisa pra eu agüentar, então preferi assim, guardar tudo aqui dentro. O tempo passa e a gente se acostuma com a “dorzinha” guardada no coração e ignorá-la ou não tocá-la parece que vira uma dor menos doída. Só que não se pode viver com isso la dentro, o dia que explode, a dor é muito maior.

Baseada na minha experiência, guardar o que sentimos não vale a pena. Cria uma raiz de amargura e depois é bem mais difícil de limpar. Desenvolve ate doenças mesmo, no meu caso, eu não falava e tudo refletia no meu físico

Venho tentando mudar, não é fácil, mas a gente muda.

Na minha cabeça sempre passou o medo de o meu casamento vir um dia a falhar também, ou até mesmo de um dia nem casar, tendo em conta de que tudo um dia acabaria e eu não queria ter que passar por toda aquela dor que vi muitos passando.

Graças a Deus, Ele é misericordioso e nos ensina em todas as coisas.

Nessa situação pude aprender de verdade o que era o perdão.

Aprendi a recomeçar e confiar em Deus.

Acreditar e ter fé que embora tenha acontecido algo de errado no casamento dos meus pais, o meu pode vir a ser sim um casamento abençoado.

E acima de tudo que ninguém pode ser responsável pela atitude de ninguém.

Ainda bem que existe a graça e é por ela que seguimos firmes e fortes, bambeamos às vezes, mas voltamos a ser fortes

Por isso quis escrever um pouco sobre isso, se você, assim como eu, já passou por essa situação ou tem passado agora.

Stay still, tudo passa, e embora o choro dure uma noite, dois meses, 3 anos, não importa o tempo, a alegria vai chegar em algum amanhecer.

Gabi Rondanin

"Expresse sempre seus sentimentos,afinal de contas...de que adiantará esconder tristezas atrás de falsos sorrisos?" Pedro H.F. Soares


(Se você quiser participar, enviar sugestões para os próximos posts ou precisa de ajuda e conselhos entre em contato com evavcmepaga@gmail.com )

8 comments:

  1. Gabi... que orgulho q tenho de ver vcs escrevendo coisas tão lindas e legais de se ler... Não passei por esta dor, mas passei por outras e assim como vc sempre costumei guardar tudo dentro de mim, sofrendo sozinha. Não vale a pena ser assim, principalmente quando temos amigos enviados por Deus na nossa vida. Te amo!!! Bjs

    ReplyDelete
  2. Parabéns pelo texto, Gabi!

    Não passei pela situação, mas entendo a questão do guardar td...
    Graças a Deus, Ele sempre me ajudou a digerir bem as situações da minha vida, sempre me deu amigos em quem pude confiar!

    Deus te abençoe sempre! Bjos

    ReplyDelete
  3. Graças a Deus nunca passei por isso!
    A base do casamento é Cristo... 'o cordão de três dobras não se quebra facilmente'...
    O bom é olharmos experiências de fracasso e aprendermos.
    Olhar os erros dos outros é um bom meio de não errar também!
    Gabiiiii que saudades.
    beijO meninas lindas!!!
    Adoro isso aqui.

    ReplyDelete
  4. Oi lindinha, parabens pelo texto. Eu passei em dobro, pois tive pais que se separaram quando eu era um adolescente e a 5 anos atras o meu proprio casamento ruiu. Realmente Cristo nos liberta de toda culpa se deixamos as dores nas maos Dele. Mas realmente quando ainda nao aprendemos a fazer isso a culpa nos persegue, e claro isso e trabalho do inimigo. Recomecar e sempre temebroso quando a fe falha...pois Ele e a unica certeza que temos de que tudo sera bencao, mas para isso temos de deixar Ele escolher nosso caminho. Um beijo carinhoso e muitas bencaos pra voce e pras meninas talentosas que contribuem para esse blog! Visitem meu blog tambem, sera um prazer pra mim: http://palavrassoltas-dinho.blogspot.com/

    ReplyDelete
  5. Noooosssaaa Gabi!! Parabéns pelo texto, pela coragem e pela força! É algo triste... mas sabemos que o Senhor ta sempre conosco... e essa triste se transformará e alegriasss..mesmo!!
    Muito bom o texto!!
    Deus abençoe amiga!!!
    bju

    ReplyDelete
  6. Que texto lindo! Daqui há alguns dias vou me referir a ele no blo Garotas com Respeito Próprio...

    ReplyDelete
  7. eu também sou!
    minha mãe nao fez uma boa escolha, nem meu pai, e eu nasci depois do casamento pra "melhorá-lo", vê se pode?!
    Eu tenho pai e tenho mãe, ambos vivíssimos, e curiosamente moro com meus tios...

    PS.: eu gosto mtoooo de morar com meus tios!

    ReplyDelete
  8. Olá. Não te conheço, mas acabei achando seu Blog. Me chamo Nathalia e passei pela mesma situação. Meus pais se divorciaram quando eu tinha 4 anos. e como vc tbem guardei tudo dentro de mim e qndo explodiu tinha 17 anos. Idade ótima p isso né? #ironia. Mas como vc mesma disse, a graça de Deus me alcançou tbem. De uma maneira muito singular. Hoje, meu relacionamento com meus pais é muito bom. Moro com minha mae e minha avó e meu pai mora em outra cidade, pois qndo tudo explodiu, escrevi uma carta p ele dizendo tudo o que sentia (meu pai traiu a minha mae) e sentamos e conversamos. Coisas que Deus faz q a gnt nem sabe explicar. Saiba que seu casamento não precisa ser como o do seus pais foram, e saiba tbem q pensar isso não é fraqueza, muito pelo contrario, te ajuda a amadurecer e fazer diferente. Eu não namoro ainda, mas tenho a completa certeza de que Deus tem me preparado para dar esse papo e mais tarde o casamento. E saiba que aquele que o Senhor escolheu p vc tbem está sendo preparado, lapidado como gosto de dizer. Vc não passou por isso à toa e nem eu. Fique firme nAquele que abriu mão de alguém muito amado por sua causa. Deus te abençoe :D

    ReplyDelete