Wednesday, March 17, 2010

PERDÃO

Escutando uma música da Índia Arie (The Heart of the Matter), ela cita o perdão. É uma canção que conta sobre coração partido, erros de um relacionamento etc. Na música ela foca o perdão.

Já escutei outras músicas sobre relacionamentos que não deram certos, e elas geralmente são sobre vingança. É bom ver que nem todos pensam do mesmo jeito. Porque a Índia Arie está certa, o PERDÃO deve ser o foco.

“A vingança nunca é plena, mata a alma e envenena” já dizia o grande sábio Chaves, rsrsrs! Pode parecer besteira, mas é verdade. A vingança por mais que traga um prazer momentâneo, não serve pra nada, a pessoa não irá mudar porque você se vingou e como eu já disse, você se sentirá melhor só por um tempo (se realmente se sentir melhor). Às vezes essa pessoa já seguiu em frente e você está lá remoendo sentimentos ruins dentro de você, e cada dia ficando mais presa a um relacionamento que não existe mais. Por mais que você queira que aquela pessoa sofra, ela não merece sofrer, ninguém merece sofer, nem você merecia ter sofrido.

Mas a vida é assim, as pessoas estão sempre machucando umas as outras, pelo simples fato de nós não sabermos lidar com o outro. Na maioria das vezes pensamos em nós mesmos, e ao agir assim deixamos o próximo de lado, o negligenciamos e esquecemos dos seus sentimentos.

Enquanto não aprendermos a pensar no próximo primeiro, seguiremos essa vida machucando as pessoas. Por isso eu digo e repito... PERDOE! Pois do mesmo jeito que alguém te magoou um dia, você provavelmente já machucou alguém também, mesmo sem perceber.

Se você esteve em um relacionamento do qual saiu extremamente machucada, perdoe. Se mentiram, traíram, faltaram com respeito... perdoe. Perdoe mesmo não havendo um pedido de perdão. Temos que aprender a liberar o perdão para nos libertarmos, para seguirmos em frente.

A partir do momento que você perdoa, você da uma chance para as feridas cicatrizarem, pro seu coração se restaurar e assim partir para um novo relacionamento ou até mesmo tentar outra vez um antigo.

Aprenda com seus erros, e jamais faça com o outro aquilo que um dia fizeram com você. Trate o outro como você gostaria de ser tratado. Não desista das pessoas, não desista dos relacionamentos sejam eles amorosos ou de amizade.

O Perdão liberta e traz paz. Tente, só te fará bem.


Rachel Ramos



Música: The Heart of the Matter – Índia Arie

http://www.youtube.com/watch?v=HEFWuBAaCHU


(Se você quiser participar, enviar sugestões para os próximos posts ou precisa de ajuda e conselhos entre em contato com evavcmepaga@gmail.com)

9 comments:

  1. é mesmo, Rach, o perdão é mesmo libertador!
    E, penso, pq será que o ser humano gosta tanto de ficar preso? Será que é pq ele nao sabe ser livre?

    ReplyDelete
  2. Que interessante seu texto, Rachel! E como tem sido difícil pra todas as pessoas lidar com essa questão né? Acredito que a falta de perdão vem a ser uma consequência direta da falta em cumprir o mandamento de amar ao próximo como a si mesmo. Aos que são cristãos creio que esta minha reflexão faça maior sentido, posto que o próprio Jesus Cristo institui tal amor entre os 2 'maiores' mandamentos.
    Parabéns pelo texto! Como leitor, é agradável ver temas cotidianos, porém complexos, abordados assim, de maneira clara e conexa.
    Leitor Pensante.

    ReplyDelete
  3. Parabéns, Rachel, texto ótimo!
    De fato, o perdão é libertador!

    Beijos, se cuida!

    ReplyDelete
  4. Excelente texto Rachel!!! Amei o blog de vcs!!!
    "O perdão é a chave para a liberdade." (Autor Desconhecido)

    ReplyDelete
  5. Amooooooo.
    Perdão é para dívidas que não podem ser pagas! Cristo nos perdoou quando não mais havia esperança de salvação, quer maior prova de amor que essa? Por que somos tão bons que não podemos ao menos demonstrar o mesmo amor? (ainda que jamais o consigamos na mesma intensidade e pureza de Cristo!]
    Vamos pensar!

    ReplyDelete
  6. É isso Rachel: é de perdão em perdão, que Deus sustenta o Universo.

    ReplyDelete
  7. Tomei a liberdade ed reproduzir o texto em nosso site! Muito legal! Deus abençoe!
    www.apriscoonline.com

    ReplyDelete
  8. Muitas pessoas acreditam que o perdão está apenas na nobre atitude de aceitar um pedido de desculpas, essa não é a verdade, e isso realmente causa uma tremenda confusão até para que suas bençãos sejam liberadas.
    Perdoar é lembrar dos problemas ocorridos, e fazer isso sem que se sinta ferido, pois entender a causa de nossas lutas, e quem peleja por nós é o mistério, parabéns pelo texto Rachel =)

    Vou citar algumas coisas aqui sobre o perdão bem interessantes:

    Deus está esperando e está pronto a perdoar a qualquer que peça perdão. A Bíblia diz em Salmos 86:5 “Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.”

    Em que se baseou David a sua esperança de perdão? A Bíblia diz em Salmos 51:1 “Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.”

    Quão grande é a misericórdia de Deus? A Bíblia diz em Salmos 103:11-12 “Pois quanto o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua benignidade para com os que o temem. Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões.”

    Que promete Deus aos que confessam os seus pecados? A Bíblia diz em 1 João 1:9 “Se confessarmo os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” E é totalmente apropriado que Deus nos perdoe os pecados porque Cristo moreu para redimir os nossos pecados

    Posso ser perdoado se estou ofendido com alguém? A Bíblia diz em Mateus 6:14-15 “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.”

    Os que são perdoados, perdoam a outros. A Bíblia diz em Efésios 4:32 “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.”

    O perdão genuíno não se lembra das ofensas. A Bíblia diz em Mateus 18:21-22 “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até ste? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.”

    Quando recebemos o perdão não devemos continuar nos sentindo culpados. A Bíblia diz em Salmos 32:5 “Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado.”

    Se está precisando perdão, que deve fazer?

    Primeiro, reconhecer o seu pecado. A Bíblia diz em Salmos 51:2-4 “Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.”

    ReplyDelete
  9. Segndo, pedir que o seu pecado seja perdoado. Deus diz que pode começar uma vida nova. A Bíblia diz em Salmos 51:7-12 “Purifica-me com hissopo, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que s regozijem os ossos que esmagaste. Esconde o teu rosto dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito estável. Não me lances fora da tua presença, e não retire de mim o teu Santo Espírito. Restitui-me a alegriaa da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário.”

    Terceirop, acreditar que Deus lhe perdoou deveras e parar de se sentir culpado. A Bíblia diz em Salmos 32:1-6 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aveturado o homem a quem o Senhor não atribui a iniqüidade, e em cujo espírito não há dolo. Enquanto guardei silêncio, cnsumiram-se os meus ossos pelo meu bramido durante o dia todo. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniqüidade não encobri. Disse eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a culpa do meu pecado. Pelo que todo aquele é piedoso ore a ti, a tempo de te poder achar; no trasbordar de muitas águas, estas e ele não chgarão.”

    ps: perdoa os erros de português... rs

    ReplyDelete