Thursday, January 21, 2010

Mulher: Além daquilo que os olhos veem

Estava em um acampamento um fim-de-semana desses, e o preletor falava sobre como o que enxergamos é uma mentira, como enxergamos as coisas muito limitadas. E ao falar sobre isso ele citou a mulher, mais especificamente a EVA.



Deus é uma família, criou à sua imagem e semelhança, logo criou uma família, enquanto a mulher não foi criada, o homem era imagem de DEUS apenas por ter sido criado para essa família, que ainda não existia, pois a Eva ainda não havia sido criada. O Senhor fez o homem perceber que estava só para, então, criar a mulher, o que permitiu que a imagem de DEUS aparecesse na criação. Eva é parte essencial da criação. Ela foi criada para ser a companheira, para ser a união e a comunhão. Adão e Eva juntos eram a imagem e semelhança de DEUS. O dois vivendo como um, os dois como família.



Mas a Eva vacilou, mordeu o fruto, convenceu o Adão e aí tudo mudou. A humanidade caiu e aquilo que era a verdade virou mentira e a mentira virou verdade. Complicado? Muito, mas vou tentar simplificar.




Após a queda, aquilo que DEUS tinha reservado para a mulher mudou, e não mudou por causa de DEUS, mas por causa do pecado mesmo. A mulher que deveria ser companheira, comunhão, união e família, acabou virando apenas a mãe dos filhos de Adão.

A partir desse momento parece que Eva parou de fazer parte de um plano maior, foi limitada apenas a uma função. E o pior de tudo: nós acreditamos nisso, tomamos isso como verdade em nossas vidas e ao invés de viver a verdade de DEUS, vivemos a mentira do pecado. Conseqüentemente a mentira do pecado virou “verdade” e a verdade de DEUS virou “mentira”. Fomos limitadas a uma cultura, a conceitos e idéias pequenas sobre o que somos.



Viramos apenas um objeto ou apenas uma esposa ou apenas a mãe dos filhos, sem uma participação mais ampla na sociedade, na família até mesmo na história da humanidade. Mas nós somos muito mais do que a limitação da nossa mente e a cultura pecaminosa diz a nosso respeito.

Somos imagem e semelhança de DEUS, somos a essência de uma criação MARAVILHOSA, somos parte de uma idéia LINDA e perfeita.

Então não deixe que a mentira do pecado seja “verdade” na sua vida, você não é apenas mãe, esposa, objeto sexual e limitações de uma cultura caída.

Sua identidade está em DEUS e é do ponto de vista dEle que você tem que se olhar. Não deixem que digam o contrário, não deixem que te limitem.



Libertem-se da cultura pecaminosa e limitada e sejam livres em DEUS.



Rachel Ramos

"O que está acontecendo?O mundo está ao contrário e ninguém reparou..."Nando Reis


(Se você quiser participar, enviar sugestões para os próximos posts ou precisa de ajuda e conselhos entre em contato com evavcmepaga@gmail.com)

14 comments:

  1. Eh prazeroso entrar aqui e ver textos como esse, que nos leva a refletir, olhar pra traz, ver erros, voltar a sonhar, reinvidicar direitos ou simplismente aprender com jovens talentosas como vcs.
    Me orgulho de poder estar pertinho de meninas com cabeca de grandes mulheres, me orgulho em ter uma pequena participacao na construcao do carater de uma de vcs.
    Viver a verdade que Deus sonhou pra nos, eh estar atenta as limitacoes que o mundo nos bombardeia todos os dias.
    Parabens Rachel, parabens meninas
    Vcs sao apaixonantes

    ReplyDelete
  2. Gostaria de comentar sobre 3 Questões a respeito desse texto.

    Primeira
    Não acredito que eva tenha sido criada "depois".

    Entendo que não exista "depois" no Kairós (tempo de Deus) pois o mesmo é atemporal digamos assim. Acredito que Eva foi criada no coração Senhor no mesmo momento em que Adão, mas o Senhor sabia que a sua criação necessitava entender que não era bom ele viver só, até porque, se somos a imagem e semelhança de Deus, e esse mesmo Deus lutou e ainda luta tanto por nós, é porque ele não quer viver sozinho no Céu, ele sabe que não é bom viver só.
    Se acaso o Senhor tivesse colocado (não criado) Eva no Éden no mesmo momento que colocou a Adão, esse homem nunca teria entendido no profundo do seu espírito como e ruim viver só.
    Para que Adão entendesse isso ainda mais rapidamente, Deus deu um "passatempo" para ele: Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea.
    No fim da brincadeira (Deus é sábio) Adão entendeu algo que Deus já sabia quando os criou e foi questionar ao Senhor:
    - Senhor, onde está a minha companheira? O sapo tem a perereca, o galo a galinha, o boi a vaquinha, semelhante a todo ser que escolhi seus nomes. Se eu sou a sua perfeita criação, porque agora nesse exato momento eu me sinto tão sozinho?
    Acredito que com sua sabedoria, Deus entendia que ao colocar o homem sozinho no Éden e não juntamente de Eva desde o início,Adão aprenderia desde o princípio quão maravilhoso e importante seria a presença de Eva em sua vida, pois naquele momento ele conseguia sentir muita falta de alguém que ele nem mesmo conhecia.
    Termino de expor aqui meu entendimento sobre essa idéia a respeito da criação, mesmo que o meu pensamento ainda assim seja apenas uma conjectura.

    ReplyDelete
  3. Segunda

    Eva pecou ao ouvir os conselhos da serpente? Sim, porém onde estava Adão nessa hora?
    Porque não estava com ela? Porque não estava ao seu lado?
    Sabemos que duas cabeças pensando juntas muitas vezes conseguem tomar melhores decisões do que uma cabeça apenas, sozinha, sem resguardo ou alguém para equilibrar nossos pensamentos.
    Se ele tinha a missão de cuidar de Eva, porque a deixou tão "solta" ao ponto de não perceber a aproximação de tão grande perigo?
    Talvez Adão não tenha cumprido tão bem a sua missão de cuidar bem de Eva.

    ReplyDelete
  4. Terceira

    Um discurso muito utilizado no meio feminino é que os homens não prestam.
    Quando escuto isso, costumo sempre analisar a vida, escolhas, caráter e princípios de quem invade meus ouvidos com tal afirmação.
    Acredito que a história revela desde o princípio que os homens são reflexo muitas vezes daquilo que as mulheres escolheram, desejaram e criaram.
    Uma das primeiras escolhas da mulher foi desobedecer a Deus e ouvir os conselhos do diabo, por causa dessa escolha, o Homem escolheu negar a Deus por causa da Mulher
    Entre agradar a Deus e não perder a mulher, qual foi a escolha?
    No paraíso, onde não existia dor, fome, cansaço, o homem fez a escolha de ficar ao lado da escolha da Mulher.
    É fácil, cômodo e em grande parte das vezes até covardia dizer que homem não presta.
    Semelhantemente fácil é aquele velho e batido discurso que a mulher deseja um homem assim e assado, porém a grande maioria, inclusive dentro das igrejas, visam $egurança, conforto, dinheiro, poder, postos e “ministérios”, e em ultimo caso, lá quase como item opcional do pacote “relacionamento estável” encontramos algumas características que verdadeiramente deveriam ser valorizadas, tais como caráter, fidelidade, honestidade, entre outras.
    No meio evangélico a hipocrisia chega ser ainda mais gritante, casamentos são criados em nome da “vontade de Deus”, e os mesmos se desfazem em pouco tempo, mesmo que não oficialmente,pois a grande maioria nem sempre tem a coragem de assumir que seus casamentos são falidos, preferem a hipocrisia da religiosidade dentro de um casamento falido, do que ter que encarar a verdade frente a uma instituição evangélica que não quer enxergar suas mazelas, por isso não conseguem agir com a devida graça.
    Acredito que Deus não tenha nada a ver com isso, pois as escolhas erradas foram tomadas desde o início, mesmo que utilizando o álibi de sempre, ou seja, "a vontade de Deus".

    Homens viciados em pornografia pregando e se orgulhando na igreja que nunca traíram suas esposas, mas o que esses homens entendem como adultério?
    Mulheres que se afundam em trabalhos na “obra” de Deus para tentar esquecer das suas escolhas lá do início e com isso conseguir alguma espécie de prazer, aceitação e consolo, pois prazer familiar, amor e sexual não existe.
    Pastores tentam cuidar de filhos de pastores, missionários de filhos de missionários, evangelistas de filhos de evangelistas e segue esse fluxo desde quando o cristianismo deixou de ser vida, e vida em abundância e se transformou em religião.

    A Mulher, desde o início, tem tanto poder de influência no homem que até os dias de hoje o homem vem se tornando muitas vezes aquilo que a pensamento feminino deseja, mesmo que não confessem isso com seus discursos.
    Eva, Semirámis, Dalila, Bate Seba, Cleópatra, Lucrécia Bórgia e tantas outras.
    Que me perdoem as mulheres que assim crêem que homem não presta, porém acredito que o dia em que verdadeiramente a grande maioria das mulheres, não apenas uma pequena minoria (sim elas existem), se posicionarem com relação a vida, caráter e persistência de acordo com aquilo que dizem que desejam e sonham nos homens, com certeza, assim como Adão lá no princípio de tudo, os homens acabarão seguindo lado a lado seus passos.

    Isso é história, história é fato, e fato é vida.

    ReplyDelete
  5. concordo com o Anonimo sobre Eva ter sido feita "depois". Como diz Gn 1.27. (ahh não precisa do versículo né, foi só pra encher mesmo:P)

    Não acho que a mulher se ferrou, mas TODO mundo sai lascado nessa conversa, tanto homens como mulheres se tornaram objetos do pecado.


    e não concordo que o Anonimo continue Anonimo! EU QUERO SABER QUEM É O(A) ANONIMO(A)!!!

    ReplyDelete
  6. Ahhh esqueci de dizer:
    se por acaso o Anonimo for homem, solteiro, maior, estudante 3.grau ou formado, pode me ligar! :D

    Eu faço parte da "pequena minoria (...) q com certeza, (...) os homens acabarão seguindo lado a lado seus passos."

    ReplyDelete
  7. Monica, "maior"??? ta ficando exigente, hein.

    Rachel e anonimo, gostei :)

    ReplyDelete
  8. eu não sou pedófila...

    esqueci de dizer: bonito!

    ReplyDelete
  9. Parabéns! É isso! Deus é uma família e sua imagem é uma família! Sem a mulher não haveria humanidade, e é a unidade humana que é a ímagem do Deus que é uma família e que, portanto, não está e nunca estará sozinho. Deus não nos criou por solidão mas por amor que compartilha o que tem de melhor: Existir! A mulher foi criada depois, porque o ato de criar acontece na história, portanto, no tempo, onde os atos são sincrônicos: um após ao outro. E, mais, a mulher, não é uma nova criação é clonagem que o Senhor trabalhou para ser complementar ao ser que lhe foi matriz. Gosto como vc chama Eva ao protagonismo, porque dizer que Eva pecou porque o homem não cuidou dela, é dizer que quando uma mulher não é cuidada por um homem está fadada a cometer erros, e isso é a negação da mulher como sujeito de sua história. E, concordo, a mentira que se instalou após a queda provocou males gravíssimos, e o pior desses males têm sido vivido pela mulher, como gênero.

    ReplyDelete
  10. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  11. Adoro tudo isso! rs
    Eva foi criada a partir de Adão.
    Péssima idéia dizer que Deus se sentiu sozinho.
    O homem pinta e borda, se Deus dependesse do homem pra ser realizado, as coisas estariam fora de órbita, não?
    Mas. liberdade de expressão!
    Lembrando: SEJA A BÍBLIA INTÉRPRETE DA BÍBLIA. Regra áurea da hermenêutica.
    beijO.

    Lalá

    ReplyDelete
  12. A Linha que cinge a verdade bíblica da loucura humana é realmente muito tênue.
    Nossa geração, esta sendo conhecida como uma geração de críticas e afirmações imaginárias, nem nenhuma base biblica. Tivemos aqui um exemplo disso.
    Obrigada Anônimo nós rimos muito!
    =]

    ReplyDelete
  13. Gente, desculpe, mas o Anonimo se empolgou... era melhor ele (ou ela) ter escrito um post em seu próprio blog e postado o link aqui...

    Em uma ou duas coisas eu concordo com a linha de pensamento desse anônimo, mas na maior parte do texto não! Tem muita coisa sem sentido nesse texto sem dono... nada contra, mas faltou coerência e sobrou achismo...

    Além disso, comment é comment e esse anônimo foi mto mala com esse monte de texto...


    Meninas, beijos! Como sempre, textos ótimos!
    Fiquem com Deus!

    ReplyDelete