Tuesday, January 5, 2010

Como ensinar o coração a parar de procurar?

Dias como esses me fazem parar pra observar, se você olhar pra qualquer lugar do mundo, todos estamos em busca do amor.

Existem vários tipos de amor. O amor fraternal, o entre amigos, o incondicional, o maior do mundo, o único q preenche de verdade, o Ágape.

Mas a verdade é que não importa onde você está ou quantos anos tenha. Você esta procurando por Ele. Pelo amor.

Se você não esta procurando?! Sorte sua! Ou já achou ou desistiu, e desistir nem sempre é a melhor escolha.

Eu nunca cansei de buscar pelo amor. Mas o que sempre me intrigou é que, conversando com outros que já o encontraram, ou pensam que já, a resposta pras minhas perguntam eram sempre as mesmas: “Quando você parar de procurar, vai aparecer”.

Agora a minha última pergunta é: “Como ensinar o coração a parar de procurar?“

Falar é muito fácil. Porém, eu tenho aprendido que o coração é enganoso, e nem sempre, aliás, quase nunca ele me obedece. Não é tão simples assim, “Coração, para de procurar que logo, logo o amor chega.” Só de pensar em mandá-lo parar, já me lembro que estou procurando e assim vivo nesse círculo vicioso de lembrar, esquecer e esperar pelo esquecido.

Normalmente no meio dessa nossa procura desenfreada criamos situações e um desejo tão grande de achá-lo que acabamos na verdade vivendo ilusões, e ilusão sempre machuca.

Mario Quintana diz que não devemos correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim pra que as borboletas venham a nós; Jobim acha que “fundamental é mesmo o amor é impossível ser feliz sozinho”; Hebert Viana acha que pra se saber amar, é preciso deixar alguém te amar; já a minha mãe me disse que no tempo certo tudo acontece.

Tenho amigos que acham que o amor nem existe mais, que no tempo de hoje todo mundo é de todo mundo e ninguém é de ninguém.

Eu acho que todas essas opiniões são válidas e de fato algumas verdadeiras, mas antes de tudo, temos que ensinar o coração a buscar pelo nosso próprio, ai sim, o dia em que ele estiver com os olhos nele, buscando alimentar o nosso amor, o outro amor que tanto buscamos e desejamos, vai chegar. Vai chegar, mas não pra ser o principal, mas sim para se unir.

Ame-se , cuide de si propria, atraia as borboletas pro seu jardim pelo simples fato de que pra você é lindo tê-las por perto, saiba que amar é fundamental sim, mas para alguém te amar é preciso se amar primeiro, e assim como minha mãe me disse: “No tempo certo, acontece”.

Afinal de contas, mãe sempre sabe das coisas….

Gabi Rondanin


"Quando aprendi a me amar de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo. Hoje sei que se chama... Amor-próprio."Charles Chaplin

(Se você quiser participar, enviar sugestões para os próximos posts ou precisa de ajuda e conselhos entre em contato com
evavcmepaga@gmail.com)

8 comments:

  1. Gabi, muito bom o texto!
    Vamos nos amar e esperar!
    Quando menos estivermos esperando, ele aparece!

    ReplyDelete
  2. Lindo Gabi!

    Estou lembrando de uma fala do Filme, Under the Tuscan Sun. A personagem principal busca desesperada por amor... uma amiga conta uma história, de uma menina que queria pegar Joaninhas no Jardim e nunca via uma se quer. Um dia ela deitou no jardim e dormiu e quando ela acordou ela estava coberta de Joaninhas...

    A melhor coisa para fazer quando se busca por algo que não se encontra é buscar por outra coisa -- é lei de Murphy, mas se pensarmos bem... não é assim que é a vida?!

    Beijocas Gabi!
    Deus abençoe!

    ReplyDelete
  3. Meu...
    E o que a gente fala depois de textos como este?

    "Eu sempre falo que Deus usa o sobrenatural porque Ele adora nos surpreender"

    E nao sei se você notou mas sempre as melhores coisas acontecem quando você menos espera.
    Para mim esta é uma grande forma de Deus para fazer desdes momentos os mais inesqueciveis!
    ...Por isso aprendi com meu Pai celestial a amar as coisas surpreendentes, elas nos deixam desesperados em certas horas. confesso!!! ***Mas assim como as borboletas vem ate o teu jardim se você o cultiva; "assim como a menina acordou um dia cheia de joaninhas ao lado" e enfim como sabias maes dizem "Tudo acontece no tempo certo" ...As promessas de Deus nunca falham, então vamos descançar, deitar na grama, cantar e dançar na chuva, acordar mais cedo e sair dar uma volta, sair da rotina, viver coisas novas para que quando o sobrenatural de Deus chegar em nossas vidas nosso coração esteja preparado a experiencias mais do que absurdas""

    ...Se tem uma coisa que tenho certeza é que realmente nao faltou nada neste teu texto, afinal nega é bem mais gostoso abrir o armario e encontrar aquele chocolate q você nem imaginava que estava la, do que se encher de docinhos que pra vc ja nao são novidades nao é?!
    O tempo de Deus para nossas vidas com certeza é o melhor!
    Vamos preferir a espera as vezes dolorosa que nos tras o sobrenatural do que a incerteza e precipitação que nos tras lagrimas e recentimentos!

    Um passo errado se tornam varios que nos distanciam das promessas!

    Te amo nega
    Obrigada meninas
    Isso tudo é demais!

    ReplyDelete
  4. Ahh se meu coracaozinhoo soubesse esperar...


    Lindas palavras Gabbiee =D



    Yasmin

    ReplyDelete
  5. Gostei mto do texto!
    Concordo plenamente q não é nada fácil deixar de esperar, mas tb ninguém disse que seria fácil!
    Gosto de dois poemas que falam sobre amor: um no sentido de espera e outro no sentido de aproveitar o caminho enqto não se chega aonde quer... olha só

    Senhor
    Que eu não fique nunca
    Como esse velho inglês
    Aí do lado
    Que dorme numa cadeira
    À espera de visitas que não vêm
    (Oswald de Andrade)

    trecho poema: Ítaca

    Tem todo o tempo Ítaca na mente.
    Estás predestinado a ali chegar.
    Mas não apresses a viagem nunca.
    Melhor muitos anos levares de jornada
    e fundeares na ilha velho enfim,
    rico de quanto ganhaste no caminho,
    sem esperar riquezas que Ítaca te desse.
    Uma bela viagem deu-te Ítaca.
    Sem ela não te ponhas a caminho.
    Mais do que isso não lhe cumpre dar-te.

    Ítaca não te iludiu, se a achas pobre.
    Tu te tornaste sábio, um homem de experiência,
    e agora sabes o que significam Ítacas.

    (kaváfis)

    ReplyDelete
  6. Simplesmente lindo...

    Obrigada pela msg maravilhosa!

    ReplyDelete
  7. Olá!!! O texto é maravilhoso, ainda melhor é a identificação, quem não gosta de saber que não se está sozinho na jornada, não é? Obrigada por compartilhar e por trazer esta oportunidade de encontros com amigas, já que como diz o Ariovaldo, o Reino de Deus é um Reino de Amigos! Bjokas - Déborah Munir

    ReplyDelete