Monday, September 28, 2009

Palavras de gentileza

Tanta coisa mudou, trocamos o fogão pela mesa de estudos, a panela pelos livros, a casa pela faculdade ou o trabalho. A visão feminina, graças a Deus mudoue tem mudado muito.
Mas há certas características, que nós não podemos deixar para trás, seja colocando a água no arroz, pegando o ônibus segunda de manhã, ou levando uma bronca do chefe.
A casa, a faculdade, o trabalho, a família, os amigos, a internet, tem feito com que muitas mulheres, desse tempo ''pós-moderno'' não consigam equilibrar essamulti-mulher atual, com aquela tradicional, sempre bom dia para Deus e o mundo, suas palavras de gentileza, e seus atos de delicadeza, em um constante equilíbrio com a mente, o coração, e a sua crença.

Conversando uns dias atrás com uma amiga distante, sempre a admirei por ser forte determinada naquilo que quer, sempre querendo se manifestar,e nunca medindo palavras para expressar sua opinião, e não importa o assunto, ela esta falando com a maior autoridade.
Foi aí que eu reparei um pequeno detalhe (na verdade para nós os detalhes nunca são pequenos, eles no final são tudo), ela com tanta, inteligência, certa de tudo e de todos, não só ela, mas muitas de nós, na preocupação do dia-a-dia, fomos deixando para trás esses pequenos detalhes, que na verdade chamá-los de pequenos é apenas uma força de expressão, eles são grandes o suficiente para serem notados e ausentes faz muita falta.
A famosa, e esquecida ''gentileza'', quer uma palavra que combina mais com ''mulher'' do que essa?

Meninas, é muito compromisso, é muita responsabilidade, mas não podemos deixar para trás as características, que nos definem como mulher, que nos diferenciam dos homens, e que usá-las, só faz nosso dia mais completo de realizações, todos se aproximam de você, por que querem saber, o que faz o seu dia feliz, e o que faz você contagiar até os que estão longe.

A falta de gentileza gera stress, desgaste mental, e o famoso e tão presente, ambiente desagradável.Se tem um gesto, que todos merecem, desde a sua mãe com um simples bom, dia! Até com o Sr. que pega seu lixo com um simples ''obrigada'', é a gentileza.Palavras, gestos, olhares e atos gentis nunca, serão modos atrasados, e nunca perda de tempo seja com quem for.

Na musica ''Palavras de Gentilieza'' interpretada por Marisa Monte, se refere, ao profeta gentileza, um senhor de idade, com barbas e cabelos longos e brancos, dedicava-se a deixar registrado nas paredes do Rio de Janeiro, palavras de gentileza.

Seja você também uma profetisa da gentileza! E todos perceberão que você tem algo diferente, e acabam descobrindo, em você alguns ''pequenos detalhes'', que a maioria ja esqueceu faz muito tempo.Tudo isso por que, "A vida inteira precisamos de graça e gentileza.'' (Platão).

Marcela Assis

"Palavras gentis podem ser curtas e fáceis de falar, mas os seus ecos são efetivamente infinitos." (M.T.C.)

(Se você quiser participar, enviar sugestões para os próximos posts ou precisa de ajuda e conselhos entre em contato comevavcmepaga@gmail.com)

7 comments:

  1. Má, seu texto tá bom d+ e você tem toda a razão, gentileza nunca é d+!

    ReplyDelete
  2. Ma...
    falou td...eh mto feio msm uma mulher sem gentileza..delicadeza...enfim!
    obrigada por dividir conosco esse texto.

    ReplyDelete
  3. Oii!!!
    gostei muito desse blog...
    tenho acompanhado vcs desde o primeiro post!
    concordo com a Marcela palavras e gestos gentis é o que não se pode faltar em uma mulher.

    ReplyDelete
  4. Uma vez Joseph Joubert disse que "A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano."

    Então nada melhor do que este texto pra complementar a verdade de que ser gentil nos torna verdadeiramente mais humanos!

    Parabéns Marcela...
    Parabéns meninas...

    Adorei!

    ReplyDelete
  5. Engraçado, a Gabi acha feio mulher sem gentileza? :P

    Bom, que bom né?

    Mas agora falando sério, gentileza não é uma característica feminina, não mesmo, gentileza é uma característica de educação e caráter, e isso vai além das barreiras do sexo, idade, e condição social e cultural.

    Meu pai, assim como eu, sempre fomos pessoas gentis, cresci escolhendo a gentileza, e a paz que ela te dá mesmo que ela nem sempre gere de volta a recíproca gentileza.

    ;)

    ReplyDelete
  6. Não que a gentileza, ou qualquer outra caracteristica, citada aqui seja apenas feminina, falamos dessa formar, para atingir de uma forma, mais pessoal o público feminino.
    =]
    Obrigada, Glean

    ReplyDelete