Tuesday, September 8, 2009

Moda: Tendência ou Escravidão?

Gente, esse tema não tem saído da minha cabeça ultimamente.

A moda dita o que se deve usar e o que não se deve. Ela é um negócio (“business” mesmo!) que dá muito lucro. Segui-la nem sempre é pura vaidade, afinal, ela pode ser um guia daquilo que fica bom pra você, e seguindo-a ao pé da letra, traz até um bom senso na escolha das roupas etc. Sabê-la aplicar ao seu estilo, à sua idade e escolher aquilo que lhe cai bem e valoriza o seu corpo, é um dom.

Mas e quando a moda sai da tendência para a escravidão? Quando garotas chegam ao ponto de enfiar o dedo na própria garganta para vomitar o que comeram; ingerem apenas uma folha de alface durante o dia, porque se acham gordas; destroem seus cabelos tingindo e alisando; fazem plásticas para aumentar ali, diminuir aqui?!

Eu não sou branca, não tenho olho claro, não tenho cabelo liso, não sou alta e também não sou magra.Então, só por isso eu não sou bonita?

Eu sou bonita, sim, e muitas outras que não se enquadram nesse padrão cruel de beleza também são.

A beleza não está só na aparência, mas está no seu caráter, na sua identidade, nos seus valores e virtudes. Ela não é só superfície, mas o conjunto de muitos fatores.

É preciso ter um bom juízo para saber até que ponto a moda nos influenciará. Saber medir quanto vamos gastar com ela (tanto nosso tempo quanto dinheiro) e quantas mudanças realizaremos em nós mesmos para segui-la.

É muito difícil não ficar obcecada por esse padrão. Nas lojas, as roupas mais bonitas vão até certo número que não caberá em todas as mulheres. Os homens querem peitão, bundão e um corpo escultural. O cabelo liso dá menos trabalho e tem mais charme. Ser alta dá mais presença e chance de ser notada. As loiras são mais desejadas e por aí vai. Parece que se não estivermos neste padrão, não seremos aceitas pelos homens, pela sociedade. Isto é uma escravidão.

A vaidade tem que ser ponderada. Não tem problema nenhum querer se cuidar, melhorar a qualidade de vida e pensar na saúde. É certo até, mas quando é exagerada, quando a auto-estima está ligada nela, leva a dívidas, distúrbios alimentares, depressão etc. Um dia desses, minha irmã disse para meu pai e para mim: “Voltei ao meu peso normal. Ainda bem! Não aguentava mais ser gorda!”. Em primeiro lugar, ela nem estava gorda, tinha ganhado uns quilinhos, mas não estava gorda. Porém, toda a família, e até amigos, faziam questão de reparar nos quilos que ela havia ganhado. Isso é doença. As pessoas reparam e comentam como se fosse um crime, falam com nojo, usam a palavra como xingamento. É um horror. A sociedade se entregou aos padrões de beleza de hoje, julgando e criticando os que não se enquadram neles. Por isso que minha irmã, na maior falta de sensibilidade desse mundo, fala uma frase dessa para meu pai e para mim, que somos gordos!

Então mulheres desse meu Brasil varonil e de outros lugares desse mundo, chega de quererem ser aceitas pela sociedade, pelos homens ou por seja lá mais quem. Não deixem a vaidade se tornar obsessão e não deixem a moda se tornar escravidão. O nosso valor está além dessas coisas. Saibam usar a moda ao seu favor de maneira coerente, com muita sabedoria e bom senso, vendo o que traz de benefício à sua vida. Não se prendam aos padrões. Temos que aceitar as pessoas como são, na sua individualidade e diferença, assim como também temos que ser aceitas do jeitinho que somos.
"O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate." Pv 15:13

Que a beleza de vocês seja de dentro pra fora!

Sejam livres!

Rachel Ramos

"Me visto com as melhores qualidades, uso meus valores na escolha, sou essência. É minha Moda. Danem-se as etiquetas e grifes." M. Jardim

(Se você quiser participar, enviar sugestões para os próximos posts ou precisa de ajuda e conselhos entre em contato comevavcmepaga@gmail.com)

7 comments:

  1. ah... eu sou LINDA! ABSOLUTA! Eu sou Stephanie!!!
    hahaha
    Bjo
    Paty

    ReplyDelete
  2. hahahaahahaha Animal!
    Parabens!
    De novo e de novo!
    Eu adoro isso tudo!

    ReplyDelete
  3. "Minha beleza não é efêmera
    Como que eu vejo em bancas por aí
    Minha natureza é mais que estampa
    É um belo samba
    Que ainda está por vir
    Bobagem pouca
    besteira
    Recíproca Nula
    A gente espera
    Mero incidente
    Corriqueiro
    Ser mulher
    A vida inteira

    Minha beleza não é efêmera
    Como que eu vejo em bancas por aí
    Minha natureza é mais que estampa
    É um belo samba
    Que ainda está por vir

    É um belo samba
    Que ainda está por vir"

    Céu. "Bobagem".

    ReplyDelete
  4. Meu 2º comentário (com a música da Céu) foi para compensar o fato de eu ter colocado a música da tal Stephanie antes!! hehehe...
    Quem não não conhece essa música da Céu... tem que ouvir! recomendo!
    sem mais,
    Paty

    ReplyDelete
  5. Temos que buscar as coisas boas que a moda pode nos fornecer. E tomar cuidado com as ruins, assim como (quase)tudo na vida. Equilibrio.
    Bjinhos
    Vi

    ReplyDelete
  6. Chel, parabéns! Realmente vc estava inspirada =) Eu entendo MUITO bem tudo o que vc disse, ah ..vc sabe, ja tivemos muitas conversas sobre isso.
    O lance é se valorizar e acima de tudo lembrar de QUEM nos criou. E que obra do Senhor é imperfeita não é msm?Mas nem por isso é pra relaxar. Como disse a Vi: Equilibrio.

    ReplyDelete
  7. Para variar vc mandou muito bem!
    Como a Lari e a Vi disse, eu acho que tudo não passa de um equilibrio para não atingimos, nem um extremo e nem o outro.

    ReplyDelete