Tuesday, November 3, 2009

Sobre querer o melhor.

Eu tenho andado um pouco pensativa nos últimos dias, um castigo por ter sido tão impulsiva recentemente. Tenho percebido nas minhas “observações” que a coisa está cada dia mais estranha.

Pra ser um pouco mais precisa, eu me sentia muito só. Tão só, mas tão só, que achei que uma companhia seria o suficiente pra mim. Não mesmo – não só. Percebi muitos casais se formando ao meu redor, muita gente que eu nem imaginava tava começando a namorar e isso tava me deprimindo... De qualquer forma, comecei a me achar incapaz, minha auto-estima foi abaixo e vi que comecei a não fazer tanta questão do melhor, daquilo que realmente supriria minha necessidade. Do amor.

E como alguém pode não querer o amor como real prioridade? Só alguém que não se acha capaz de encontrá-lo.

Vejo todos os dias verdadeiras crianças de 13, 14 anos assumindo compromissos, namoros que envolvem de tal forma a sua vida, que iniciam precocemente sua vida sexual. E isso dura um ano e alguma coisa, isso quando dura tudo isso. Logo depois, surge outro carinha e a menina assume um novo namoro, daí uma nova entrega.

Eu me peguei pensando o porquê que uma criança dessa idade conseguia tão facilmente alguém e eu, aos 20, não. A resposta veio fácil: eles não querem o melhor, eles querem algo que supra um momento de carência, quando na verdade eles não só estão carentes, eles são carentes.

Outro dia um jornal discutia uma nova estatística acerca da mulher pós-moderna: mulheres com idade de 20, 21 anos já tiveram mais parceiros sexuais do que homens da mesma idade, cerca de nove (!), sendo que outra pesquisa confirma (e completa essa) em que as mulheres hoje não têm mais orgasmos com seus parceiros, e por problemas emocionais. Resumindo esse papo todo de sexo: as mulheres já não querem mais estar sozinhas. Não estando sozinhas, estão bem.

Um adendo: estão sozinhas acompanhadas. E do que adianta, estão infelizes.

É aí que entra o “querer o melhor”, a racionalidade que um amor deve ter. O pensamento de que precisamos e merecemos buscar nada menos que o melhor, nada menos que um cara que preencha as lacunas, não emocionais passadas, mas de acréscimo ao todo que nós já somos, nada que fique remoendo tristezas e decepções. Precisamos nos preencher para encontrar alguém que nos complete – doideira? – antes que queiramos que alguém seja tudo o que procuramos, a gente precisa abandonar esse passado dureza que tivemos, a gente precisa “se querer” antes, e querer bem. Com o tempo a gente vê que na verdade a gente precisa ser o melhor pra querer o melhor. Tratar daquilo que o nosso coração tá cheio de tal forma que isso extravase pras pessoas e elas queiram estar por perto. ELE queira estar perto.

Ninguém merece uma mulher amarga. Com o tempo a gente vê que o melhor por que esperar está em nós mesmas, não por que sejamos superiores, mas por que a gente transborda algo especial e é esse o diferencial. A gente aprende a não depender emocionalmente. De ninguém.

Sobre querer o melhor, eu sei. Eu sei que eu preciso não me completar em alguém, mas que eu vou transbordar quando estiver ao lado dele, por que serão dois inteiros em um só.

Ser a melhor para ter o melhor.
(Juliane Lira- convidada)

“Quando depositamos muita confiança ou expectativas em uma pessoa, o risco de
se decepcionar é grande. As pessoas não estão neste mundo para satisfazer as nossas expectativas, assim como não estamos aqui, para satisfazer as delas.
Temos que nos bastar... nos bastar sempre ,e quando procuramos estar com alguém, temos que nos conscientizar de que estamos juntos porque gostamos, porque queremos e nos sentimos bem, nunca por precisar de alguém. As pessoas não se precisam, elas se completam... não por serem metades, mas por serem inteiras, dispostas a dividir objetivos comuns, alegrias e vida.
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com a outra pessoa, você precisa em primeiro lugar, não precisar dela. Percebe também que aquela pessoa que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente, não é o homem ou a mulher de sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você, e principalmente a gostar de quem gosta de você.
O segredo é não cuidar das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.

No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!”
(Borboletas – Mário Quintana)


(Se você quiser participar, enviar sugestões para os próximos posts ou precisa de ajuda e conselhos entre em contato com
evavcmepaga@gmail.com)

10 comments:

  1. Ju, disse tudo e um pouco mais com muita sabedoria!
    PARABÉNS!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  2. q daora!

    (sim.. eu sempre leio tudo por aqui)

    ReplyDelete
  3. Eita nós hein! rs
    Parabéns pelo texto Juliane Lira!
    Precisa vc é.

    ReplyDelete
  4. Ops... precisa não, Preciosa*** rsrs

    ReplyDelete
  5. Ju...ótimo texto!!
    obrigada por escrever pra gente!
    bjoss
    Gabi

    ReplyDelete
  6. Juuuuuuuuuuuuuuuuu, como sempre com muita sabedoria! Muuuito obrigada pela sua contribuicao!

    ReplyDelete
  7. Ju, eu nem te conheço, mas como profissional da área de redação/revisão/traduçao devo comentar que você escreve muito bem! Parabéns pelo texto.

    E ainda tem gente que acha que o blog é feminista! Fala sério! Será que esses caras que reclamam leem mesmo o que vocês escrevem?? Não é possível! Ou será que eles não sabem português!? Mais clara e objetiva impossível!

    "Precisamos nos preencher para encontrar alguém que nos complete – doideira? – antes que queiramos que alguém seja tudo o que procuramos, a gente precisa abandonar esse passado dureza que tivemos, a gente precisa “se querer” antes, e querer bem. Com o tempo a gente vê que na verdade a gente precisa ser o melhor pra querer o melhor. Tratar daquilo que o nosso coração tá cheio de tal forma que isso extravase pras pessoas e elas queiram estar por perto. ELE queira estar perto.

    Ninguém merece uma mulher amarga. Com o tempo a gente vê que o melhor por que esperar está em nós mesmas, não por que sejamos superiores, mas por que a gente transborda algo especial e é esse o diferencial. A gente aprende a não depender emocionalmente. De ninguém."

    Bjos,
    Paty Bernardes.

    ReplyDelete
  8. Parabéns! Seu texto é muito expressivo! Muito profundo e revela uma consciência bem lapidada.

    E o blog fica muito mais legal quando, além de não ser feminista, não publica textos feministas, né Paty?

    Parabéns Juliane Lira! Isso é uma mulher segura... Não aquela que grita de forma amarga os seus direitos e qualidades, mas a que faz com que sejam respeitados e apreciados, usando apenas seu maior e mais exclusivo dom: a doçura feminina!

    ReplyDelete
  9. Nossa que ANIMAL esse texto...
    Muito bom Juliane parabens mesmo!
    nada a acrescentar falou tudo realmente!
    Beijos =)


    adoroo esses textos!

    ReplyDelete
  10. Cara, perfeito! Tô recomendando o blog pra toda mulherada e serve pra homarada também! hehe Posts excelentes!

    Queria saber mais sobre a autora, não encontrei por aqui (talvez esse não seja o intuito, mas é que fiquei até curiosa em saber quem é tu! hehe). Aliás, vocês tem twitter? Também não encontrei, rs (É que lá é mais fácil pra acompanhar as atualizações!)

    Enfim...

    Parabéns Juliane! estou seguindo o blog e recém-chegada já estou amando.

    Abs,
    Mônica

    ReplyDelete